Pterígio é um tecido fibrovascular de formato triangular que se localiza geralmente no quadrante nasal dos olhos.
Olhos vermelhos, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia são algumas das principais queixas.
Uso de vasoconstrictores e lubrificantes oculares ajudam a atenuar os sintomas. Intervenção cirúrgica faz-se necessário quando há ameaça do comprometimento do eixo visual ou razões estéticas. Recidivas podem ocorrer, principalmente em jovens
A catarata , que é a opacificação do cristalino (uma lente natural que possuímos) pode ser ocasionada por inúmeras causas, dentre elas as decorrentes por traumas, secundárias a inflamações (uveítes) ou medicamentosas mas a causa mais comum é a relacionada a idade.
Nos seus estágios iniciais pode promover alteração no “grau”, podendo haver até uma melhora na leitura de perto. Com o avançar da mesma a baixa da acuidade visual de longe torna-se gradativa.
Novas técnicas e implantes oculares tornaram a cirurgia da catarata de fato, um procedimento seguro e eficaz mas com riscos que devem ser informados pelo cirurgião.
É caracterizado, geralmente, pelo aumento da pressão intraocular que lesiona o nervo óptico, levando a progressiva diminuição da visão periférica. Sem sintomas nas fases iniciais, essa doença tem prevalência em idosos, mas também pode ser causada pelo uso de corticoide e doenças da retina (por exemplo, retinopatia diabética proliferativa, oclusão venosa de retina, etc).
As consultas regulares ao oftalmologista são importantes pois não há, geralmente, um sinal de alerta. É um doença incisidiosa e de caráter irreversível. O tratamento para essa doença ocular, independente do tipo, é feito inicialmente com colírios que diminuem a pressão intraocular. Algumas situações podem ser tratadas também com laser e a cirurgia fica reservada para casos mais avançados que não foram controlados com tratamento clínico.
O glaucoma é uma doença crônica, portanto, tem tratamento, mas não tem cura. A terapia é essencial para evitar evolução da doença que pode, em casos graves, levar até a cegueira.
Inflamação da conjuntiva, que é membrana que reveste a parte anterior do olho. Podem ser infecciosas (virais, bacterianas e fúngicas), alérgicas ou químicas. Se manifestam mais frequentemente por vermelhidão, secreção, inchaço das pálpebras e sensação de corpo estranho.
As conjuntivites podem ocorrer em qualquer idade e não apresentam população de risco, exceto as do tipo químicas, com materiais ácidos ou cáusticos, que seriam mais frequentes nas pessoas que têm contato com esses produtos, como os trabalhadores de construção civil.
O diagnóstico dessa doença ocular é clínico e o tratamento é feito com colírios, os quais podem variar dependendo do tipo da conjuntivite.
É bom saber que a conjuntivite pode ser recorrente. Em casos infecciosos, deve-se evitar contato com pessoas contaminadas e aumentar a higiene – lavar as mãos frequentemente e usar álcool para desinfecção de objetos
Uma das complicações crônicas do diabetes, sendo a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Geralmente, a retinopatia diabética se manifesta por diminuição da visão de forma progressiva ou subitamente.
O diagnóstico é feito através de exame de fundo de olho, ou mapeamento de retina. Além disso, fotografias da retina podem ser feitas para documentação do quadro. A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame subsidiário importante para acompanhamento da retinopatia diabética.
Para o tratamento dessa doença ocular, o mais importante é o controle rigoroso da diabetes, por meio da alimentação, atividades físicas e o uso correto dos medicamentos. Mas a maioria dos casos necessitará também de tratamento para os olhos, que pode ser feito com drogas intraoculares, laser ou cirurgia para os casos mais graves.
É uma doença ocular degenerativa da mácula – parte central da retina –, responsável pela visão detalhada, leitura próxima e percepção das cores. O problema manifesta-se com a diminuição da visão, geralmente com distorção das linhas na visão de perto e, às vezes, com o aparecimento de manchas.
E como diz o nome da doença, essa degeneração ocorre por conta da idade e costuma aparecer após os 60 anos. É considerada uma das principais causas de cegueira entre as pessoas da terceira idade.
A degeneração macular na forma seca ainda não tem tratamentos disponíveis. Alguns oftalmologistas especialistas em retina, aconselham o uso de vitaminas, controle adequado de possíveis doenças de base e, também, a interrupção do tabagismo em caso de fumantes para desacelerar o progressão da doença, que não tem cura. Já para a degeneração macular relacionada à idade do tipo úmida, há tratamentos disponíveis e eficientes, que podem evitar a progressão da doença e recuperar total ou parcialmente a visão perdida, dependendo do estágio em que ela foi diagnosticada.
Os daltônicos têm a percepção alterada de algumas cores. Principalmente do verde, vermelho e azul, além das cores derivadas deles. Isso porque a discromatopsia, também conhecida como daltonismo, afeta células localizadas na nossa retina, chamadas de cones, que são as responsáveis por percebermos cada uma dessas cores. Não existe tratamento ou cura, porém é possível encontrar lentes e óculos que ajudam a minimizar o problema.
Ceratocone é uma patologia corneana que promove uma alteração no seu formato, ocasionando baixa nitidez visual.
Os sintomas aparecem pela primeira vez durante a puberdade ou no final da adolescência e incluem visão turva e sensibilidade à luz e claridade.Geralmente são pacientes com história pregressa de alergia.
O ato de coçar os olhos em demasia pode ser um fator de agressão à córnea. Portanto deve-se evitar este hábito.
Nos estágios iniciais o óculos pode trazer resultado satisfatório, porém com sua evolução as lentes de contato são mais indicadas. Casos moderados ,em que haja intolerância ao uso de lentes de contato, são indicados procedimentos cirúrgicos onde são implantados “anéis” na córnea visando uma melhora no formato da córnea. Casos graves e com risco de perfuração corneana é indicado transplante de córnea.
Patologias Oculares
Pterígio
Pterígio é um tecido fibrovascular de formato triangular que se localiza geralmente no quadrante nasal dos olhos.
Olhos vermelhos, lacrimejamento, fotofob [...]
Catarata
A catarata , que é a opacificação do cristalino (uma lente natural que possuímos) pode ser ocasionada por inúmeras causas, dentre elas as decorrentes por trauma [...]
Glaucoma
É caracterizado, geralmente, pelo aumento da pressão intraocular que lesiona o nervo óptico, levando a progressiva diminuição da visão periférica. Sem sintomas [...]
Conjuntivite
Inflamação da conjuntiva, que é membrana que reveste a parte anterior do olho. Podem ser infecciosas (virais, bacterianas e fúngicas), alérgicas ou químicas. Se [...]
Retinopatia Diabética
Uma das complicações crônicas do diabetes, sendo a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Geralmente, a retinopatia diabética se manifesta por [...]
Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI)
É uma doença ocular degenerativa da mácula – parte central da retina –, responsável pela visão detalhada, leitura próxima e percepção das cores. O problema mani [...]
Daltonismo
Os daltônicos têm a percepção alterada de algumas cores. Principalmente do verde, vermelho e azul, além das cores derivadas deles. Isso porque a discromatopsia, [...]
Ceratocone
Ceratocone é uma patologia corneana que promove uma alteração no seu formato, ocasionando baixa nitidez visual.
Os sintomas aparecem pela primeira vez dur [...]
Serviços
Com consultas, exames complementares e adaptação de lentes de contatos, a clínica oferece o que há de melhor para os pacientes. Conheça nossos serviços:
Convênios
O que nossos pacientes dizem..
Satisfeita com o atendimento e profissionalismo.
Profissional excepcional!!!!
Excelência no atendimento e profissionalismo!
A clínica é o que há de mais moderno no tratamento da visão, muito bem equipada. Sem contar que o Dr. Gerson é um profissional de excelência. Ambiente muito acolhedor.
Atendimento de excelente qualidade!